Conceito norte-americano e brasileiro de “Motéis”: Choque Cultural no Marketing

No jornal “Valor”, um destaque que pressagia uma choque cultural no mundo do Marketing: o grupo hoteleiro Wyndham, dos EUA  pretende introduzir o conceito respeitável do “motel” aqui no Brasil.

Aconselho-os a usar com cuidado o nome “motel”, que significa aqui um hotel
para locais de encontro. videntemente, há uma grande quantidade e variedade de motéis que servem aos casais de namorados que procuram um ponto de encontro conveniente e respeitável. Apesar dos letreiros de néon berrantes, não têm estigma.

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“Mirrors on the ceiling, and pink champagne on ice…”

Na realidade, as cadeias de “Motéis” nos EUA começaram  juntamente com a
construção das grandes rodavias interestaduais oferecendo aos viajantes  quartos limpos, seguros e acessíveis. Nada mais, nada menos.

Por um lado, devido a essa lacuna cultural, a sensibilidade norte-americana não permitiria essa publicidade literal que existe nos motéis brasileiros… quaisquer que sejam as razões para se hospedar no motel! Por outro lado, na minha opinão, a cadeia Wyndham pode assegurar o lançamento bem sucedido desse novo conceito, com outra palavra brasileira como “hotelzinho”ou”super-pousada”. Qualquer que seja o nome, aconselho  a Wyndham a começar a construir rapidamente … a Copa do Mundo 2014 está chegando!

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